Quantcast
Channel: Blog da Comunicação » Guido Mantega
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

A PASSOS LENTOS, ECONOMIA BRASILEIRA CRESCE POUCO GRAÇAS AS POUCAS POLÍTICAS DE CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA

$
0
0

por Júnior Batista
politica@blogdacomunicacao.com.br

Em se tratando de crescimento, falta muito ferro e potássio na economia brasileira. Na última semana, Dilma se encontrou com empresários de todo o país e anunciou algumas medidas para tentar tirar do sufoco principalmente a indústria, que amarga baixíssimos índices de aumento anual.

Nessa marcha lenta, as medidas são pouco eficientes e seu resultado a longo prazo praticamente está descartado. A volta da compensação dos impostos pagos em exportações e o financiamento de compras de máquinas e equipamentos pelo BNDES até que não são ruins, mas a longo prazo não dão sustento para a indústria se fortalecer – sem contar que esse crédito que o BNDES dá aos empresários acaba junto com o mandato da presidente e sabe-se pouco se o programa vai continuar. Além destas medidas, a velha redução do IPI, que já virou o botão do desespero quando a coisa aperta.

Tirando 2010, quando uma avalanche de crédito fez com que nosso crescimento se igualasse a níveis chineses, o Brasil emperrou em números baixos de crescimento. Esse ano os analistas prevem um crescimento de 1,24%, a metade do que foi ano passado. A indústria em si, sempre prejudicada, fica atrás de setores como o de serviços, que é o mais valorizado graças a política “manteguista”, eu diria, de fazer todo mundo sair consumindo feito loucos.

Dilma se reúne com empresários – Créditos: Divulgação Agência Brasil

O empresário brasileiro cada vez mais tem menos confiança num mercado tão instável. Desde de julho do ano passado, o índice de confiança na indústria só cai. Chegou a 90,7% agora em maio, o pior índice desde 2008.

Enquanto nossa economia for baseada basicamente em serviços e consumo, o Brasil vai amargar baixíssimos crescimento. Oras, afinal de contas, o que vamos consumir, se não produtos importados, se a grande maioria de nossos produtos são importados. Vamos viver de comprar alimentos, sendo que esses sofrem com a inflação cada vez mais carregada e tendo salários baixos?

A indústria precisa ser injetada, simplificada. O próprio engenheiro japonês, Minori Usui, da Epson, disse em entrevista à revista Isto É Dinheiro que “o Brasil precisa de mais zonas francas”. Reduzir a burocracia e cortas impostos são algumas medidas simples que poderiam transformar a indústria de grande porte. Porém, enquanto o nosso mercado pensar em maneiras da dona Maria comprar a geladeira em 1.000 prestações com 1.000% de juros, as pessoas vão continuar endividadas e o país amargando e lamentando crescimento pífio.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Latest Images

Trending Articles





Latest Images